Quem sou eu

Minha foto
Jequié, bahia, Brazil
Um homem em busca de meus objetivos.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Síntese da História do Pau-Brasil: Primeira Economia explorada pelos europeus


Após a chegada dos portugueses no Brasil, em primeiro momento não houve colonização, pois, os mesmos não apresentaram interesse de imediato e não se fixaram. Logo que tiveram os primeiros contatos com os indígenas, conheceram a madeira que tinha uma seiva de cor avermelhada, semelhante à madeira usada na Europa oriunda da índia para tingir tecidos. Alguns autores relatam em suas pesquisas que o verdadeiro descobridor da madeira aqui em terras brasileiras foi um Judeu, que ocultando esta informação dos portugueses e retornando para Portugal, entrou em contato com comerciantes ricos Judeus que residia naquele país para que pudessem fazer um contrato com o rei de Portugal na condição de explorar a madeira.
O resultado desta descoberta gerou um lucro para os ricos judeus durante os primeiros trinta anos após a chegada dos portugueses no Brasil. A madeira era explorada pelos indígenas e trocada por escambo, ou seja, trocava por espelhos, apitos e demais bugigangas. Todo o trabalho era feito inicialmente com machadinhas de pedra e levava em torno de quatro horas para cortar uma árvore.
O pau-brasil é uma planta que só era encontrada na região próxima a costa atlântica que abrangia desde o Rio de janeiro, passando por toda costa nordestina até o Piauí. Toda a madeira cortada aqui no Brasil era enviada para Portugal e neste período houve muitos ataques ao Brasil pelos ingleses, holandeses e franceses, pois, os mesmo ficaram de fora do acordo de tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha.
Durante estes ataques, os comerciantes Judeus que tinham um contrato com o Rei de Portugal, se destacavam por serem exímios negociantes sem nenhuma prática para guerra, logo, comunicou a cora portuguesa que a recém região descoberta estava sendo atacada e explorada por piratas, o que despertou o interesse por inteiro de Portugal em colonizar o Brasil, declarando guerra a pirataria.
Com isso, passaram-se os trinta anos de exploração do pau-brasil pelos comerciantes judeus e a coroa portuguesa começa a se fixar e explorar a madeira que gerou grandes lucros aos comerciantes judeus.

By Armando Santana

Um comentário:

  1. Achei bem interressante principalmente a parte dos judeus serem os primeiros a explorar o pau-brasil, essa parte eu não sabia.

    ResponderExcluir

seguidores